Cultura

Anne Carson, poeta canadense que traz a antiguidade para os dias atuais

Publicado

em

Anne Carson, poetisa, ensaísta e tradutora do Canadá, que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura nesta quinta-feira (8), mistura misticismo e elementos antigos em narrativas modernas que exploram o amor, o desejo e o desespero.

Aos 76 anos, Carson é professora de clássicos, com profundo conhecimento em línguas antigas, literatura comparada, antropologia e história. O jornal The New York Times a definiu como “uma das grandes mestras do pastiche”.

Durante muitos anos, sua obra passou despercebida até que, recentemente, conquistou sucesso tanto da crítica quanto do público. Em 2020, ela foi homenageada com o Prêmio Princesa de Astúrias de Letras.

Reservada, ela evita entrevistas presenciais, preferindo responder por e-mail.

Entre seus admiradores estão escritores renomados como Alice Munro, Michael Ondaatje, Harold Bloom e Susan Sontag.

“Ela é uma das poucas escritoras em inglês que leio com atenção absoluta”, disse Sontag em 2000, conforme reportado pelo New York Times.

Inspirada pela antiguidade

Nascida em 21 de junho de 1950 em Toronto, é filha do meio de um banqueiro e de uma dona de casa.

No ensino médio, um professor de latim que se tornou seu tutor a apresentou à literatura grega, uma influência fundamental em sua obra.

Carson interrompeu a universidade duas vezes antes de concluir seu doutorado. Depois, lecionou em universidades de destaque no Canadá e Estados Unidos, incluindo a Universidade de Michigan.

Início editorial

Começou sua carreira literária em 1986 com “Eros, o doce-amargo: um ensaio”, obra que reflete seu estilo inspirado na literatura clássica grega. A popularidade da autora cresceu após sua mudança para os Estados Unidos.

O crítico John D’Agata, da Boston Review, destacou que o livro impressionou a comunidade acadêmica clássica, e posteriormente leitores de não-ficção e poesia, estabelecendo um novo público para sua escrita inovadora.

Poesia reconhecida

Até 2013, Carson já havia lançado 18 obras, entre elas “Vida, ironia e deus”, “Autobiografia do vermelho: um romance em versos” e “A beleza do marido: um ensaio ficcional em 29 tangos”.

Recebeu prêmios importantes, como o Lannan Prize e o Pushcart Prize na década de 1990, ambos pela poesia, além de ter sido a primeira mulher agraciada com o Prêmio T.S. Eliot em 2001. Em 2014, ganhou novamente o Griffin Poetry Prize com a coletânea “Red Doc”.

Sua obra “Autobiografia do vermelho” adapta livremente o mito grego de Gérion e Héracles, apresentando uma história contemporânea sobre um relacionamento amoroso entre homens.

“Carson tem o dom de dar significado aos fragmentos que recebemos do tempo, do passado e uns dos outros”, escreveu Kathryn Schulz na revista New York.

Apesar do talento, Carson reconhece dificuldades com a linguagem, como sua imprecisão e lentidão.

“É um desafio transformar um pensamento do inconsciente em uma expressão clara e precisa. Cada tentativa é começar de novo”, afirmou em entrevista ao The New York Times.

Obras recentes

Em 2019, publicou “Norma Jeane Baker of Troy”, que se inspira em “Helena” de Eurípides e reimagina Marilyn Monroe como uma personagem da mitologia grega. Em 2021, lançou “The Trojan Women: A Comic”, um quadrinho que reinventa a obra clássica de Eurípides.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile